AMOR AO PRÓXIMO - NÃO BASTA SENTIR, É PRECISO AGIR, FAÇA CARIDADES! POR UM MUNDO MELHOR, VAMOS CADA UM DE NÓS FAZER A SUA PARTE

Portal Center Place Headline Animator

Portal Center Place

VIDA VIVA POEMAS Headline Animator

VIDA VIVA POEMAS

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

As "Contradições" da Bíblia

Devemos fazer... imagens esculpidas ... ou elas são abominações aos olhos do Senhor?
Devemos fazer...

... imagens esculpidas ...

(Êx 25:18) Farás dois querubins de ouro batido nas duas extremidades do propiciatório. Em Êxodo fala-se de querubins, que são seres angélicos que existem sobretudo para glorificar a Deus. Imagens de querubins adornavam os utensílios do tarbenáculo como símbolos de adoraçãoa Deus, não como ídolos para ser adorados.

(Nm 21:8) Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar, viverá. R.:Deus mandou fazer a serpente não para adoração, e sim para cura, como remédio, sendo mordido sarará.

(1Rs 7:28-29) Tinham painéis que estavam entre molduras, sobre os quais haviam leões, bois e querubins. Esses bois eram símbolos do poder de Deus – nada mais. Não era objeto de adoração e conseqüentemente eram formas aceitáveis da arte religiosa de Israel.

... ou elas são abominações aos olhos do Senhor?

(Êx 20:4) Não farás para ti imagens de escultura.

(Lv 26:1) Não farás para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem de escultura nem estátua.

(Dt 27:15) Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominável ao Senhor.

(Jr 8:19) Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?

RESPOSTA:
O primeiro mandamento de Deus é: Não terás outros deuses diante de mim (Êxodo 20:3) e disse mais: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás a elas e nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. (Êxodo 20:4-6)

(1) NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Este mandamento proíbe o politeísmo que caracterizava todas as religiões do antigo Oriente Próximo. Israel não devia adorar, nem invocar nenhum dos deuses doutras nações. Deus lhe ordenou a temer e a servir somente a Ele (Dt 32.29; Js 24.14,15).

20.4 IMAGEM DE ESCULTURA. A proibição da adoração a outros deuses determina que nenhuma imagem deles seja feita (Dt 4.19,23-28); é também vedado a qualquer pessoa fazer uma imagem do próprio Senhor Deus. Ele é infinitamente grandioso para ser representado por algo feito por mãos humanas. O segundo mandamento, no que concerne ao crente em Cristo, proíbe a feitura de imagens de Deus ou de criaturas, com o propósito de adoração, oração ou qualquer outro tipo de auxílio espiritual (Dt 4.15,16). O princípio motivante desse mandamento está relacionado às três pessoas da Trindade, igualmente.

(1) É impossível uma imagem ou quadro de Deus representar corretamente a sua glória e caráter pessoais (Is 40.18).

(2) Deus é tão transcendente, tão santo e tão insondável, que qualquer imagem dEle o desonra e detrai a sua verdadeira natureza e aquilo que Ele tem revelado de si mesmo (32.1-6).

(3) Os pensamentos e conceitos do crente a respeito de Deus não devem basear-se em imagens ou pinturas dEle, mas na sua Palavra e na sua revelação através da pessoa e obra de Jesus Cristo (Jo 17.3).

POR: Miriam R. T. Argachof

Nenhum comentário:

Postar um comentário