AMOR AO PRÓXIMO - NÃO BASTA SENTIR, É PRECISO AGIR, FAÇA CARIDADES! POR UM MUNDO MELHOR, VAMOS CADA UM DE NÓS FAZER A SUA PARTE

Portal Center Place Headline Animator

Portal Center Place

VIDA VIVA POEMAS Headline Animator

VIDA VIVA POEMAS

sábado, 24 de dezembro de 2011

LÍDERES RELIGIOSOS

Os líderes religiosos mais poderosos da atualidade

Pastor Rick Warren
País: Estados Unidos
Religião: Batista do Sul

Quem é ele? Como pastor fundador de uma das maiores igrejas Américas, com uma congregação 23.000 forte em Orange County, na Califórnia, Rick Warren goza de influência moral e política nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Seu livro 2002, Uma Vida com Propósitos, é o best-seller de capa dura da história dos EUA e já vendeu mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo. Pregadores poderosos são nada de novo na América politicsBilly Graham aconselhou presidentes dos EUA desde Dwight D. Eisenhower a George W. Bushand Warren parece perfeitamente posicionado para assumir o manto de uma nova geração de eleitores evangélicos.

Warren manteve-se neutra na corrida presidencial de 2004, mas sua lembrança de que certos assuntos foram nonnegotiableabortion, o casamento homossexual, e euthanasiamade seu apoio tácito para Bush clara. Ainda Warrens mensagem moderada, enfatizando a realização pessoal e até mesmo questões tradicionalmente liberal como a pobreza, mudança climática, e HIV / AIDS, dá-lhe apelo muito além de sua base conservadora. Um fórum televisionado em sua Igreja Saddleback, em agosto foi a primeira vez que ambos os candidatos concordaram em dividir o palco desde que se tornou indicados presuntivo. Warrens estreita relação com Barack Obamathe dois apareceram juntos para falar sobre AIDShas traçada a ira da direita, mas Pastor Rick vê o jogo longo. Qualquer que seja o candidato ganha em novembro, o inferno provavelmente fazendo uma peregrinação regular para Orange County em busca de conselho e apoio.



O grão-aiatolá Ali al-Sistani
País: o Iraque
Religião: islamismo xiita

Quem é ele? Um dos mundos mais influentes clérigos xiitas, Sistani também tem sido chamado o líder mais importante no Iraque pós-invasão. Seus seguidores, concentrados no Iraque e no Irã, na faixa de milhões e se referem a ele como seu marja al-taqlid ou objeto de emulação. Emergindo de isolamento após a queda de Saddam Hussein, ele rapidamente se tornou uma figura muito poderosa, presidindo Iraques dedicada maioria xiita e expandir sua rede internacional através de escritórios em 15 países. Sistani também é com fio. Seu media center funciona o site mais influente no mundo xiita e respostas quase 1.000 perguntas por dia de seguidores.
Sistani exibido seu alcance, em janeiro de 2004, quando ele sem esforço orquestrado maciça protestos não violentos exigindo eleições democráticas e insistiu no envolvimento das Nações Unidas. Imagens de Sistani são onipresentes em comícios xiita, e os partidos políticos as usaram para angariar apoio em suas campanhas, uma prática agora proibidas pela lei iraquiana. Hoje, com o prazo se aproximando rapidamente para um acordo sobre a retirada das tropas EUA, o primeiro-ministro Nuri al-Malikis governo está fazendo lobby intensamente o aiatolá para apoiar um acordo.



Papa Bento XVI
País: Itália
Religião: Igreja Católica Romana

Quem é ele? Apelidado Deuses Rottweiler por sua estrita adesão à doutrina católica conservadora, uma vez que o homem conhecido como Joseph Ratzinger estava colocando o temor de Deus em políticos antes mesmo que ele se tornou o pontífice. O ex-candidato presidencial democrata EUA John Kerry, um católico que apóia o direito ao aborto, senti sua mordida em 2004 quando o então cardeal disse bispos dos EUA de recusar a comunhão a católicos pró-escolha. Kerry acabou perdendo o voto tradicionalmente democrata católico Bush.

O alcance papas pode ser global, mas a política italiana é o lugar onde sua influência é mais fortemente sentida. Seu primeiro grande jogo de poder foi em 2005, quando ele abertamente contra os esforços para derrubar uma lei restringindo os procedimentos de fertilidade medicamente assistida. O referendo falhou por uma larga margem. Frustrados por Italys cultura do materialismo, Bento XVI pediu em setembro para o país para levar adiante uma nova geração de políticos católicos, dizendo que a política italiana estava em extrema necessidade de leigos cristãos comprometidos capaz de buscar soluções de desenvolvimento sustentável com competência e rigor moral. Então, quando primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi pressionou por punições severas sem precedentes para a imigração ilegal, o Vaticano criticou publicamente a medida, e Berlusconi teve de se reunir com o papa para acalmar suas preocupações.



Arcebispo Peter Akinola
País: Nigéria
Religião: Christian Anglicana

Quem é ele? Através de sua oposição estridente à homossexualidade, Akinola tornou-se em uma figura central nas guerras cultura global. Embora a Igreja Anglicana como um todo se moveu em direção a uma maior tolerância aos gays e lésbicas, o chefe da Igreja Anglicana Africano tem mantido a uma linha tradicionalista estrito, tornando-se o vilão principal de anglicanos liberais ocidentais, mas também conquistando milhões de fãs em todo o mundo conservador . Um número de igrejas americanas têm sequer juntou revolta Akinolas, secessão dos Estados Unidos gay-friendly Igreja Episcopal.

Akinola é também um grande partido político em casa na Nigéria, um país profundamente religioso, com quase 18 milhões de anglicanos ativo. Políticos constantemente injetar Deus e da religião na política Nigerias, fazer um grande show de doar dinheiro para as igrejas, e beneficiar do apoio de líderes religiosos. Em suas viagens regulares em todo o país, Akinola é conhecido por efectuar visitas a todas as pessoas de governadores com o presidente, instando-os a colocar Deus em primeiro lugar. Em 2006, o governo decretou uma proibição em todo o país o casamento do mesmo sexo em Akinolas pedindo. Akinolas assessoria política pode ser extremamente específicos, tais como suas exigências recentes para os líderes políticos a priorizar o fornecimento de energia elétrica, mas os seus milhões de seguidores dedicados garantir que os políticos nigerianos devem continuar a curry seu favor.



O rabino Ovadia Yosef
País: Israel
Religião: Ultra-ortodoxos Judaísmo

Quem é ele? Yosef é o líder espiritual do Shas, o partido haredi ou ultra-ortodoxos que se tornou um jogador balançar-chave na política israelense. Uma das figuras mais poderosas religiosa em Israel, Yosef tornou sua missão para ganhar influência política para haredi judeus. Ele é conhecido por seus sermões controversos, comentários incendiários sobre os árabes, e danações, varrendo, como quando chamou o furacão Katrina retribuição de Deus. Yosef, em outras palavras, não parece como uma figura que os políticos tradicionais se deseja associar. Mas Shas usa seus assentos do Knesset 12 a exercer uma influência desproporcional sobre politicsand israelense, por extensão, o processo de paz no Oriente Médio. O partido tem quase nenhum apoio fora da comunidade ultra-ortodoxa, mas mantém uma base leal e vocal de apoio dentro dela.

Shas é notoriamente instável em suas associações políticas. Sua geralmente considerado conservador, mas juntou-se com os políticos que vão na ideologia de Yitzhak Rabin de Benjamin Netanyahu para fazer avançar os interesses dos seus constituintes, incluindo apoio do Estado para suas escolas religiosas e uma Jerusalém não dividida. Nas últimas semanas, Israel Shas realizada em suspense, uma vez que se deliberou a participar de um governo liderado pelo ministro das Relações Exteriores Tzipi Livni. Ela prometeu a contragosto do partido aumentar shekel 1 bilhão em bem-estar infantil, mas acabou por ser rejeitado por Yosef, forçando novas eleições.

Orírgem:
http://www.foreignpolicy.com/articles/2008/10/26/the_list_the_worlds_top_religious_power_brokers